Designer de moda!?!?

Oi gente!

Estou demais em dívida com todos que acessam meu blog, e mais uma vez, peço desculpas pela falta de atualização, mas meu trabalho, adoravelmente me consome muito tempo!
Agora as rendas e bordados, que aprendi e herdei de minhas bisas Dindinha e Mãe Moça, e minha tia avó Eva, saíram de meus blogs e circulam por aí.
Hoje resolvi escrever e copiar textos sobre minha profissão, pq tenho recebido e-mails pedindo para criar coleções para algumas confecções.
Para início de conversa, não sou estilista. Fiz um curso técnico de designer de moda. E trabalho numa confecção que usa malha e tecido de algodão que já nasce colorido. Produto desenvolvido para industrialização, pela EMBRAPA da Paraíba.
Quem circula pelos posts de meus blogs, já deve ter percebido como gosto e cultuo minhas raizes. E minha atual labuta, graças a Deus, me faz fincar o pé neste universo lindo que é minha terra, minha gente. Lógico q no futuro isso pode virar um estilo...
Mas por nascimento e formação, tenho estado muito feliz, e não sei quando, nem como vou mudar este caminho.
Pessoas maravilhosas tem cruzado minha caminhada de aprendiz, e me passado um legado incrível de conhecimento e harmonia. Nem sei como agradece-las! Tb não vou citar nomes, pq posso esquecer alguém e ser injusta! E por consciência e afinidade vão saber que estou falando deles e delas! Sou imensamente feliz pela convivência!
Abaixo estou copiando um texto do site Brasil Profissões que achei bastante esclarecedor sobre a função de um designer de moda. Caso alguém tenha alguma correção, ou algo a acrescentar é só comentar, ok?


Designer de moda"Especialista que trabalha com desenho industrial e artes gráficas dentro do universo da moda"
Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser um designer de moda?
O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração, etc. Esses profissionais mantém suas experiências pessoais como referências que agregam valor as suas criações e interferências nos processos criativos ou produtivos, a partir da junção de conceitos, gostos, sensibilidade, tendências, conhecimentos, embasamentos científicos e muita técnica. Sua busca deve transpor os limites do mundo fashion, abrangendo pesquisas nas mais variadas áreas, de maneira globalizada.
Diferentemente de um estilista - profissional que lida com o mercado e com a marca a ser atribuída às peças confeccionadas - o designer de moda é o fornecedor de material para a composição de desfiles, de ambientes decorativos, etc


Quais as características necessárias para ser um designer de moda?
-liderança

-criatividade

-ser pesquisador

-saber trabalhar em equipe

-ter habilidades manuais

-conhecimento da anatomia humana

-ser conhecedor da história da arte

-observar de comportamentos


Qual a formação necessária para ser um designer de moda?
Hoje as faculdades e escolas de ensino técnico propõem vários cursos de Moda e Design que podem ter duração de 2 a 4 anos. As disciplinas como história da arte, modelagem, corte e costura etc, podem contribuir e aprimorar muito as habilidades natas de cada designer. Após o término dos cursos superiores, existem os cursos de especialização, que distinguem as variações entre design de moda, gráfico, industrial, etc. É fundamental para um bom designer o conhecimento das metodologias de pesquisa, tecnologias e processos - principalmente de modelagem e costura - para que possa estar sempre aprimorando suas habilidades e percepções, voltadas para o desenvolvimento dentro do mercado atual. Não apenas do produto, mas com as interfaces do ambiente de trabalho, estruturas, métodos, materiais, decoração, embalagem, podendo interferir até na fase de projeção no mercado, mídia, marketing e publicidade.


Principais atividades
O designer de moda pode atuar em diversas atividades, como na própria confecção de novos modelos direcionados à desfiles ou venda, e também na produção terceirizada, ou seja, fabricação de roupagem para outras marcas e/ou empresas. O designer deve procurar os tecidos, fabricá-los, vendê-los ou reproduzi-los.
Numa ordem lógica dos procedimentos da confecção, o designer atribui:

-procura do tecido ou material

-desenho e criação de modelos

-corte e costura (no caso de roupas)

Áreas de atuação e especialidades
O designer pode atuar nas seguintes áreas:

-Ateliês de alta costura: participando de todo o processo de produção de uma peça de roupa e acessório, desde o corte até o acabamento final.

-Pesquisa:
-pesquisas de público alvo
-pesquisas de mercado
-pesquisas de tendências mundiais e locais
-pesquisa de tecidos e estamparia

-Desenvolvimento e criação:-desenvolvimento de produtos
-desenvolvimento de estampas
-desenvolvimento de etiquetas
-desenvolvimento de embalagens
-criação de novas marcas
-criação de logotipos

-Fabricação:fabricação de roupas
fabricação de acessórios

-Produção
-produção de desfiles
-produção de catálogos
-produção de banners
-produção de "looks" para comerciais
-produção de vitrines e lojas



Mercado de trabalho
Há grande crescimento de mercado para um profissional de design de moda, uma vez que a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda cresceu progressivamente nos últimos anos. Atualmente, como o profissional não atua somente na produção de roupas, a procura para se ter um designer de moda é cada vez maior. Apesar da concorrência acentuada, um designer pode facilmente se destacar dos outros profissionais pela criatividade. O mercado tem procurado profissionais que tenham bastante prática, por isso estar sempre em contato com a profissão é muito importante.